O que é um quadro elétrico de classe I de isolamento?
É um quadro em que a proteção contra choques elétricos não é garantida apenas pelo isolamento principal, sendo necessária uma medida de segurança complementar, por meio da ligação das partes condutoras acessíveis (massa) ao condutor de proteção ligado à terra e que faça parte da canalização fixa que alimenta o quadro.As regras essenciais da classe I consistem na equipotencialização entre todas as massas e o barramento de terra, por meio de condutores de proteção.
Ver secções 236.2 e 237.2 das RTIEBT.
A secção 7.2 da norma IEC 61140 tem a mesma interpretação.
O que é um quadro elétrico de classe II de isolamento?
É um quadro em que a proteção contra choques elétricos não é garantida apenas pelo isolamento principal. Para estes quadros elétricos da classe II são previstas medidas complementares de segurança, tais como o duplo isolamento ou o isolamento reforçado.O quadro elétrico deverá ser equipado com barramento de terra ao qual serão ligados todos os condutores de proteção, nunca podendo o invólucro ser ligado à terra.
Ver secções 236.4, 236.5 e 237.3 das RTIEBT.
A secção 7.3 da norma IEC 61140 tem a mesma interpretação.
Pode ser construído um quadro elétrico de classe II de isolamento com uma caixa (invólucro) metálica?
Sim, pode ser construído:* Pelo fabricante em produtos de série (classe II de origem) com a respetiva marcação.
* Pelo construtor do quadro (quadrista ou instalador), utilizando um invólucro metálico de classe I para construir um quadro elétrico de classe II desde que sejam respeitados os critérios de isolamento suplementar previstos no anexo I da parte 4 das RTIEBT.
O invólucro metálico nunca deve ser ligado à terra.Os equipamentos que não tenham duplo isolamento ou isolamento reforçado devem ser separados do invólucro metálico por um isolamento suplementar. Para a proteção das partes ativas, devem ser respeitadas ainda as
medidas indicadas no Anexo I e V, da parte 4 das RTIEBT.