Ensaio de conjunto
O ensaio de conjunto consiste em simular todas as fases de funcionamento da máquina ou do processo, pela ordem por que se devem realizar e em controlar as dependências e a segurança.Deve ser prevista uma alimentação de potência suficiente e devem ser feitas ligações e interligações em platinas de ensaios com substituição dos auxiliares de controlo exteriores por interruptores, botões de pressão, etc...
O ensaio de conjunto destina-se a verificar se o funcionamento do quadro eléctrico é o descrito no caderno de encargos. Permite também verificar as repercussões de uma falsa manobra na condução da máquina ou do processo, da deterioração de um elemento de controlo exterior (fim-de-curso, detector, sensor), etc..
No caso dos quadros com variadores de velocidade electrónicos, a simulação dever ser completada por um ensaio dinâmico com os motores da instalação ou, na ausência destes, com um motor de ensaio com características semelhantes.
De notar que por vezes, e concretamente para processos complexos não é possível testar o quadro na sua totalidade, mas deve-se ensaiar o máximo possível de modo a minimizar os erros de electrificação.
Sem comentários:
Enviar um comentário